Consiste na aplicação de defensivos químicos às sementes, com o objetivo de suprimir, controlar ou afastar fungos, pragas e nematóides que atacam a lavoura e geram prejuízos em todo o ciclo da cultura. Ao serem tratadas, elas têm o seu potencial produtivo protegido, promovendo o controle de pragas e doenças iniciais na plantação, ou seja, no período mais crítico da lavoura.
Com foco na cultura de milho, Fortenza Duo é o mais poderoso tratamento de sementes inseticidas do mercado. A presença do ingrediente ativo Ciantraniliprole é essencial, principalmente, nas situações de pressão de corós e lagartas. Já o Tiametoxam aumenta o espectro de controle de insetos sugadores no milho, como o percevejo-barriga-verde e a cigarrinha.
Composto pela combinação de Fortenza e Cruiser, a solução oferece controle superior e amplo espectro de pragas acima e abaixo do solo.
Ciantraniliprole
Segunda geração de inseticidas da classe das diamidas antranílicas. O ingrediente ativo é distribuído através da água no sistema radicular, protegendo as plantas das pragas de solo. Também é absorvido pelas raízes e move-se para cima, controlando as pragas que estão acima da superfície. Considerado um modulador do receptor de rianodina, sua molécula liga-se ao receptor nas células musculares da praga e faz com que o canal permaneça aberto. Como resultado, acontece a contração muscular descontrolada, paralisando os músculos do inseto, que para de se alimentar e, consequentemente, morre.
Tiametoxam
O princípio ativo é um inseticida neonicotinoide, pertencente à subclasse química thianicotinyl, e seu diferencial está nas propriedades físico-químicas únicas, em comparação aos outros inseticidas da mesma classe. O princípio ativo apresenta propriedades lipo/hidrofílicas balanceadas e ótima solubilidade em água. Isso resulta em alta disponibilidade no solo, rápida absorção nas raízes e boa distribuição na planta. A maioria dos inseticidas atinge o sistema nervoso do inseto, local de alta vulnerabilidade. O Tiametoxam interfere em um receptor específico no sistema nervoso, chamado de receptor nicotínico de acetilcolina. A ilustração mostra uma visão simplificada da sinapse dos neurônios de um inseto, que transmite sinais elétricos de uma célula nervosa para outra.
Pragas que são controladas por Fortenza® Duo:
Cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis)
Corós (Liogenys fuscus e Phyllophaga spp.)
Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda)
Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus)
Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon)
Percevejos (Dichelops furcatus, Dichelops melacanthus e Euschistus heros)
Fonte nas citações: Syngenta – Tratamento de sementes para uma lavoura de milho protegida desde o início
Spodoptera Cortadeira
Plantas cortadas (%) – 14 DAE
Alta pressão
1 lagarta L4 por planta
Percentual de plantas com danos de percevejos
Alta pressão infestação artificial
(3 adultos por plantas) - VE